domingo, 20 de janeiro de 2013

ÁFRICA: Leões perdem Habitat

Um novo estudo revelou que os leões que deambulam pelas savanas de África perderam até 75% do seu habitat nos últimos 50 anos, na sequência do aumento da densidade populacional nestes territórios.


estudo, da responsabilidade de investigadores da Duke University, nos Estados Unidos, publicado pela revista científica "Biodiversity and Conservation", alertou que o número de leões no continente africano caiu para cerca de 32.000, com as populações de leões presentes na África Ocidental, região que integra países como Guiné-Bissau, Nigéria, Mali, Costa do Marfim, Senegal ou Burkina Faso, a sofrerem uma forte pressão.
«O número de leões caiu abruptamente durante o século passado», indicou o estudo, recordando que há 50 anos existiam perto de 100.000 leões em todo o continente africano.
«A situação na África Ocidental é particularmente terrível, sem registo de grandes grupos [destes animais] e a espécie ausente de muitos dos parques nacionais da região», referiu o documento.
Nos últimos anos, a ocupação por populações humanas de territórios reconhecidos como tradicionais habitats de leões provocou a diminuição do número destes animais, bem com fragmentou os clãs existentes, sublinharam os investigadores.
Cinco países africanos terão perdido as suas populações de leões desde 2002, ano em que o estudo começou a ser desenvolvido.

Sem comentários:

Enviar um comentário