terça-feira, 25 de setembro de 2012

Protecção do Lince-Ibérico

Ficheiro:Status iucn3.1 CR pt.svgComo todos nós sabemos, o Lince-Ibérico (Lynx pardinus) é um dos felinos mais mais ameaçado do mundo. Este facto deve-se não só à diminuição de espaço do seu habitat como também ao decréscimo das populações de coelhos ( a sua principal presa).

Para conservar esta espécie em vias de extinção já foram iniciados diversos programas de protecção ao Lince-Ibérico. 
Em Espanha, foi desenvolvido um programa de procriação em cativeiro, no qual estes indivíduos são mantidos em cativeiro. 
Em Portugal foi lança do o Programa Lince em 2004 pela Liga para a Protecção da Natureza em parceria com a organização internacional Fauna & Flora International. Este programa engloba diversos projectos entre eles, o Projecto LIFE que visa a recuperação do habitat natural do Lince-Ibérico. Para tal, o Parque Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico de Silves tem o propósito de fazer com que Linces reprodutores em cativeiro se reproduzam no território Nacional.

Desde 2011, o fundo para a Vida Selvagem da BBC (BBC wildlife Fund) associou-se ao Programa Lince, angariando fundos para a conservação e promoção do habitat natural desta espécie, promovendo também o desenvolvimento de coelhos-bravos (principal presa do Lince). Para além do trabalho de campo, esta parceria visa também a educação e   sensibilização ambiental.
Desde então o BBC Wildlife Fund já contribuiu para a preservação de 9700 hectares de habitat adequado para o Lince-Ibérico.
Esperemos que estes trabalhos na conservação desta bela espécie não sejam interrompidos, pois seria uma pena perder uma espécie de felinos tão bela como esta.

Fontes:
- http://www.lpn.pt/Homepage/Noticias/Noticias/Announcements.aspx?tabid=2378&code=pt&ItemID=669

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Lince-ib%C3%A9rico

4 comentários:

  1. Muito interessante! Bora fazer voluntariado na protecção dos linces ibéricos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não era mal pensado...
      Era coisa que nao me importava nada!

      Eliminar
    2. Mesmo! mas não sei onde é que fazem disso, deve de ser nos parques naturais.

      Eliminar
    3. É uma questão de se investigar...mas deve ser..

      Eliminar