Achava-se que a espécie Chelonoidis elephantopus de tartarugas gigantes estivesse extinta há 150 anos, mas tal não é verdade, uma vez que foram encontradas algumas delas nas Ilhas Galápagos, mais concretamente na Ilha de Isabela.
Estas tartarugas chegariam a atingir cerca de 400Kg de peso e chegavam a medir 1,80m. Podiam ainda viver mais de 100 Anos.
Originalmente esta espécie só era encontrada na ilha de Floreana (Galápagos), tendo sido dada como extinta em 1835, após a visita de Charles Darwin ao arquipélago.
Este tipo de tartarugas ficou conhecido devido à inspiração que deram a Darwin na teoria de evolução das espécies pela selecção natural.
Na histórica viagem que realizou às Ilhas Galápagos, Darwin observou que os cascos das tartarugas que viviam em diferentes ilhas do arquipélago tinham formas diferentes, facto esse que lhe inspirou a teoria baseada na selecção natural.
Estas tartarugas desapareceram da ilha de Floreana devido a caçadores e a trabalhadores de uma fábrica que se instalou naquele local, dai ter-se pensado que esta espécie de tartarugas estaria extinta.
De acordo com certos investigadores existem cerca de 13 espécies diferentes de tartarugas gigantes em vias de extinção nas Ilhas Galápagos.
Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=2232126&page=-1
Gostei muito do artigo Sra. Dona Cátia!
ResponderEliminar