sábado, 27 de abril de 2013

Curiosidades do Mundo animal

Porque é que os peixes morrem de barriga para cima
A resposta está na existência de bexiga natatória!
A grande maioria dos peixes possui um órgão chamado bexiga natatória, que é uma bolsa de ar que assegura a posição dos peixes. Quando os peixes morrem, esta bexiga natatória fica com pouco de ar, e como este órgão se localiza na barriga, faz com que o peixe fique virado de barriga para cima. 

Porque é que se diz que os gatos têm 7 vidas?
Esta lenda surgiu na Idade Média, quando os gatos, assim como as bruxas e magos, eram vítimas da Inquisição. Apesar dos esforços para acabar com eles, o seu nº dificilmente diminuía  porque havia muitas pessoas que escondiam e criavam gatos secretamente. Assim, os inquisidores afirmavam que eles não morriam, tendo surgido então o termo: os gatos têm 7 vidas!

Porque é que os galos cantam de manhã? 
A verdade é que esta espécie se dedica muito a manter o controle sobre seu território e, por isso, canta logo que o dia nasce para mostrar aos rivais que ainda está na área, vivo e a comandar o galinheiro. Assim, podemos dizer que os galos cantam de manhã por um simples instinto de defender o seu espaço e, claro, suas galinhas.

É verdade que os coalas não bebem água?
Eles praticamente não bebem água. 

Os coalas vivem em zonas altas, nas árvores, e alimentam-se de folhas bastante ricas em líquidos, uma vez que são animais bastante vulneráveis. Assim sendo, devido aos seus predadores, os coalas raramente descem até ao solo o que os impossibilita de ingerirem água directamente, embora esta esteja incluída na sua alimentação (nas folhas que lhes servem de alimento). 

Porque é que os cães cheiram o rabo dos outros animais?
Na região do ânus dos cães há uma glândula de cheiro que identifica cada animal como uma espécie de impressão digital para os humanos. 
Esses odores fornecem muitas informações sobre o bicho. 

Além disso, antes de serem domesticados, os cães identificavam o líder da matilha pelo cheiro do ânus, pois desta forma sabiam se ele se alimentava frequentemente e se estava a ingerir a melhor parte da caça, que possui um cheiro diferenciado e é de propriedade do líder. 
Quando um cão quer mostrar autoridade, ele levanta o rabo como se tivesse orgulho do cheiro do seu ânus. Por outro lado, um animal submisso age de forma inversa, escondendo a sua cauda.

Se a galinha tem asas, porque é que não consegue voar?
Na verdade as galinhas voam, mas os seus voos são rasantes e curtos, atingindo cerca de 10 metros. 

Durante a evolução da espécie, a galinha foi domesticada e perdeu a necessidade de voar para fugir de predadores; ficar no solo era seguro para essa ave. Assim, ela não tinha necessidade de ter  os ossos pneumáticos, os sacos aéreos, a musculatura peitoral e a musculatura das asas muito desenvolvida,uma vez que são estas as estruturas que auxiliam nos voos das aves migratórias, por exemplo.






Sem comentários:

Enviar um comentário